sábado, 16 de outubro de 2010

UNITAR

13/10/10 - Ocorreu nesta quarta-feira (13), na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília, a solenidade de inauguração do escritório do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), que será sediado nas instalações da ENAP. O evento reuniu cerca 80 pessoas, entre autoridades nacionais e internacionais, dirigentes e servidores públicos. Criado em 1973 e com sede em Genebra (Suiça), e escritórios em Nova York (EUA) e Hiroshima (Japão), o Unitar, pela primeira vez, terá uma representação em um país em desenvolvimento.

Esteve presente, ao evento, Adriana Ramos, registrando todo o acontecimento que muito ficou satisfeita de estar ao lado do senhor Carlos Lopes, diretor executivo do UNITAR. Para ela, esta parceria será de grande contribuição para o Brasil. 
                                                     
Inicialmente, as atividades desse projeto de assistência técnica se concentrarão nas áreas de infraestrutura, com ênfase em habitação, saneamento e transportes, contribuindo para o fortalecimento da capacidade do governo brasileiro em áreas sensíveis, que têm demandado significativos investimentos. Há a possibilidade, a partir dos desdobramentos desse programa executivo, de se expandir a parceria para uma cooperação sul-sul, abrangendo países latino-americanos e africanos de língua portuguesa. Espera-se que, nesse primeiro momento, o projeto proporcione cerca de 4 mil capacitações.

Diretor-executivo do Unitar, Carlos Lopes, citou os aspectos que levaram o conselho administrativo do instituto a optar pela instalação de um escritório no Brasil e detalhou as áreas de atuação do programa. Segundo ele, a parceria com a ENAP, o MP e a ABC “foi construída com base na necessidade de se aumentar a qualidade e o conteúdo na área de gestão, começando fundamentalmente por um campo em que é preciso formar grande quantidade de gente, que são as áreas afins do Programa de Aceleração Crescimento (PAC), no que toca à infraestrutura”. Para Carlos, o Unitar pode aportar sistemas metodológicos que utilizam novas tecnologias, de modo a potencializar a capacidade da ENAP e, ao mesmo tempo, utilizar essa experiência para, posteriormente, repassar a outros países. Por fim, ele exaltou a participação dos atores envolvidos no processo de implementação dessa parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário