sábado, 4 de dezembro de 2010

I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social

Desde o dia 01 está acontecendo, em Brasília, a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social. Os debates foram divididos em nove subeixos, cada um tratando de um tema central para a criação de um novo modelo de seguridade social. O formato das discussões teve uma breve introdução pelos palestrantes seguida de um período aberto para perguntas e respostas com os participantes.

Para Jesus García Jimenez, integrante da Organização Mundial do Trabalho (OIT) é importante que os países definam as prioridades para este novo modelo, e que este tenha a participação da sociedade. “Somente vamos conseguir um novo modelo de seguridade social se tivermos uma gestão tripartite, com participação dos empregados, empregadores e do governo”.

Adriana Ramos (foto) está participando da Conferência, que terá fim amanhã, domingo, e tem contribuído com suas intervenções. Para ela, está tudo no início e muita coisa precisa mudar quando o assunto é universalização do sistema de seguridade social.

"Ouvir as experiências de outros países está sendo bastante enriquecedor. Existem muitas divergências entre as nações. Todos estão buscando unificação com soluções em conjunto para resolver um problema que é mundial" - comentou Adriana.

Júnior (foto), Presidente do Conselho Nacional de Saúde/CNS, propôs atuação institucional. "A questão de reforma tributária tem de ser debatida. Que priorize uma contribuição maior para quem pode contribuir mais. Os gastos que não consideram gastos, é sim, investimentos para crescimento da população vulnerável. Ele ainda disse - com relação aos que costumam falar, "lá vem vocês com esses discursos ideológicos" -, "temos de ter discursos ideológicos mesmo. Não temos de ter vergonha, não". Parabéns Júnior e obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário