sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mais Cinema para Mais Brasileiros

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE promoveu na manhã de quarta-feira, última, na Câmara dos Deputados, uma apresentação para parlamentares e prefeitos de diversas regiões do País do Projeto CINEMA DA CIDADE, que prevê a construção de salas de exibição em municípios com população entre 20 e 100 mil habitantes. Atualmente há mais de mil cidades brasileiras desse porte sem nenhum cinema em funcionamento.

O CINEMA DA CIDADE é um projeto que muda o cotidiano da cidade, contribui para a geração de empregos e proporciona maior qualidade de vida aos cidadãos. As salas serão equipadas com tecnologia moderna, poltronas confortáveis, projetores digitais de alto desempenho, som e imagem de qualidade. Desta forma, estarão aptas a receber filmes no dia do lançamento, como ocorre nas grandes cidades. O cinema nacional também se beneficia com o projeto, já que a população se identifica com os filmes brasileiros.

Para Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE (foto), “os 80 filmes brasileiros de longa-metragem nacionais que são produzidos a cada ano precisam ir ao encontro do público, sobretudo diante do crescimento da Classe C, que deseja consumir bens culturais. Precisamos levar sonho e cultura a mais brasileiros.”

O Deputado Chico Lopes também estava presente e disse que "a casa não substitui o cinema e que o bom mesmo é o escurinho do cinema".

Adriana Ramos que esteve junto com prefeitos e parlamentares tratando sobre o assunto, disse que, "as pessoas em situação de vulnerabilidade precisam ter acesso à cultura e o cinema é uma maneira fantástica de proporcionar entreterimento e aprendizado. Percebi, ainda, que os prefeitos ficaram bastante entusiasmados com a possibilidade de ter um cinema em sua cidade ou colocar em funcionamento salas que estão sem uso". 

O Brasil tem hoje cerca de 2.200 salas, distribuídas de forma desigual tanto do ponto de vista geográfico quanto do social. Para corrigir essa distorção, a ANCINE articulou o CINEMA PERTO DE VOCÊ – Programa Integrado de Expansão do Parque Exibidor, do qual o projeto CINEMA DA CIDADE é parte integrante.

O programa, tem como meta a abertura de 600 novas salas no país até 2014, sobretudo nas periferias dos centros urbanos, em cidades médias do interior e nas regiões Norte e Nordeste, estimulando empreendimentos privados no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário