sábado, 6 de novembro de 2010

Dia da Criança Cidadã

Evento da ONU reúne 700 crianças em Brasília

05/11/2010 - Cerca de 700 crianças se reuniram nesta sexta-feira em Brasília para participar do Dia da Criança Cidadã.

O evento que contou com alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal, foi promovido pelo terceiro ano consecutivo pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), pela Controladoria-Geral da União (CGU), pelo Programa Escolas-Irmãs e pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) - local onde ocorreu a festividade. Foi oferecido para as crianças brincadeiras e oficinas sobre o conceito de cidadania, controle de gastos públicos e coleta seletiva.

Adriana Ramos esteve presente ao evento, juntamente com  o Coordenador Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, e o Senhor Rogério Guedes Soares - Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM. 

"Eu achei tudo muito lindo e bastante organizado. A alegria das crianças é contagiante. Além da oficina de reciclagem, onde elas aprendem como separar o lixo, achei bastante interessante a atividade onde as crianças respondem a questões ligadas aos direitos sociais por meio de um jogo de tabuleiro (ludo). É fantástica essa brincadeira, porque a criança tem noção de quem é o Prefeito, o Cidadão, o Vereador e o Conselheiro, além de aprenderem quais as competências de cada um" - disse Adriana.

Depoimentos como o de Natália Lourenço - estudante da rede pública de ensino -, “a gente acabou de chegar e já fez um bocado de coisa, estou achando tudo muito legal, mas estou ansiosa para a oficina de reciclagem”, e  de Walisson Sousa - que estuda numa escola da zona rural do DF -, “a gente aprende e ainda ganha uma sacolinha com cartilhas e alguns materiais de escola”, fizeram do evento um dia diferente para essas crianças de escolas públicas e privadas do Distrito Federal.

Como se não bastasse, Adriana Ramos pode conhecer a Coordenadora do projeto da Controladoria-Geral da União/CGU - "Um por Todos e Todos Por Um Pela Ética e Cidadania" - Maíra Póvoa, e pode constatar o entusiasmo que ela fala do projeto e do amor pelas crianças. "Conversando com ela percebi que seus olhos brilhavam quando falava do projeto. Isso demonstra o quanto a Controladoria está envolvida com o presente e o futuro das crianças sabendo escolher os profissionais para conduzir um programa, que na minha concepção é de suma relevância para nosso país" - comentou Adriana.

Ela pode, também, compartilhar informações com Wilma - Diretora do programa Escolas-Irmãs, da Presidência da República e constatar como tem pessoas empenhadas em contribuir com a educação do país. Percebeu, ainda, que a palavra fundamental nesses projetos é o amor. Amor por nossas crianças e por nosso país. "Só através dele e da vontade de fazer algo pelo Brasil poderá mudar o futuro de nossas crianças" - completou Adriana Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário