sexta-feira, 26 de novembro de 2010

IX Encontro Nacional de ONGs de Hepatites Virais/ENONG

Adriana Ramos participou nesta semana do IX Encontro Nacional de ONGs de Hepatites Virais. Muitas oficinas foram oferecidas, em especial a oficina de Controle Social, com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior. Ele falou das parcerias Público Privadas, da importância dos Conselhos em busca de soluções para acabar com as deficiências na saúde pública e da sua atuação durante todos esses anos.

A maioria dos participantes portam o vírus ou são ex portadores que se curaram através de tratamento proveniente de recursos próprios ou do governo, sendo que este último, obtidos com muito sacrifício. O movimento tem a intenção de disseminar para a população o conhecimento das hepatites e cobrar do governo medidas que possibilitem a detecção do vírus e o tratamento de forma gratuita.

Esteve, também, presente, Raquel, de Londres. Ela veio ao Brasil participar do encontro para saber como está o movimento, aqui, e poder levar para a capital da Inglaterra soluções e iniciativas para minimizar a proliferação de portadores de hepatite.

Adriana pretende atuar no movimento de forma a contribuir para atingir o objetivo 6 dos Objetivos do Milênio (combater a Aids, a malária e outras doenças). Conforme José Silvio, também portador do vírus, "muitas pessoas tem hepatite e não sabem. Se algo não for feito, daqui a 20 anos, muitos morrerão com o vírus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário